sábado, 13 de abril de 2013

A dedicação da Família Gorauskas ao basquetebol piracicabano

O pivô Douglas continua o trabalho de seu pai, o lendário Mindaugas



A equipe de basquetebol masculino adulto do XV/Raízen/Unimed/Selam segue embalada no Campeonato Estadual Divisão Especial Série A-2 Masculino e garantiu a primeira colocação na fase classificatória e chega à reta final da competição como uma das favoritas ao título da temporada 2012.

A boa fase do basquetebol alvinegro é resultado de um trabalho árduo desenvolvido pela atual diretoria, comissão técnica e um elenco formado por grandes atletas que, mesmo na Série A-2, continuaram a defender a equipe piracicabana em seus compromissos.

O pivô Douglas Grokala Gorauskas é um exemplo desta dedicação e amor ao alvinegro piracicabano. O atleta de 2,03m e 118 kg vive em plena ascensão como um dos principais pontuadores da equipe quinzista na fase classificatória do Campeonato Paulista da Série A-2.

De acordo com estatísticas da FPB, Federação Paulista de Basketball, o pivô aparece na segunda colocação entre os maiores cestinhas da competição estadual da Série A-2 com 133 pontos em oito apresentações, atingindo média de 16 pontos por partida.

Douglas Grokala Gorauskas é filho do ex-jogador da Seleção Brasileira Mindaugas Petras Grokala Gorauskas, que também fez história como um dos grandes atletas do alvinegro piracicabano no período de 1965 a 1968.

O pivô Douglas Gorauskas começou a jogar basquetebol pelas equipes de base do XV de Piracicaba no período de 2001 a 2004, passando a atuar também pela categoria adulta em competições como o Campeonato Paulista, Torneio Novo Milênio, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

No ano de 2005, ele atuou pela representação de São José dos Campos e foi transferido para o basquetebol europeu onde jogou pela equipe do Walter Tigers, da cidade alemã de Tubigen (temporada 2007/2008) e pelo Rhone Herens da Suíça (temporadas 2008/2009 e 2009/2010).

No mês de agosto de 2010, ele retornou ao basquetebol do XV de Piracicaba quando integrou a equipe que disputou o Campeonato Paulista e Jogos Abertos do Interior.

Para o pivô Douglas Goraukas, é um orgulho defender a equipe que o ajudou nas categorias de base. “Desde minhas primeiras atuações pelo XV trago comigo a energia e a vibração de meu pai que defendeu o alvinegro piracicabano com muito orgulho” – disse Douglas.

O pai Mindaugas Petras Grokala Gorauskas

Quando chegou ao Brasil no ano de 1947, o ex-jogador de basquetebol de origem lituana Mindaugas Petras Grokala Gorauskas, hoje com 70 anos, certamente não imaginava a importância que teria para a história do basquetebol brasileiro e do alvinegro piracicabano.

O ala/pivô de 1,98 m, carinhosamente conhecido como Donga, defendeu a equipe do basquetebol do XV de Piracicaba no período de 1965 a 1968, quando foi convocado para atuar pela Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano, que garantiu a vaga para a equipe verde-amarela nos Jogos Olímpicos realizados na cidade do México, no ano de 1968.

No período em que defendeu o alvinegro piracicabano, Mindaugas levantou títulos e fez história em diversos campeonatos. Foi nesse período que o ala/pivô participou de um amistoso contra a forte Seleção da Rússia, que seria medalha de bronze nas Olimpíadas do México (1968) e medalha de ouro, nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.

“A partida contra a Seleção da Rússia foi emocionante, o Ginásio Municipal de Piracicaba “Waldemar Blatkauskas” estava lotado, tinha gente pendurada em todos os cantos para ver o jogo de basquetebol.” – relembra Mindaugas.

Para Mindaugas, a época do XV de Piracicaba foi fantástica, havia um apoio gigantesco do empresariado piracicabano, a equipe era forte e referência nacional. “Quando relembro o período em que joguei no basquetebol do XV fico emocionado, sobretudo nos dias de hoje, quando tenho a oportunidade de ver a evolução de meu filho Douglas, defendendo o alvinegro com dedicação e amor. É um sentimento maravilhoso.” – completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário