sábado, 11 de fevereiro de 2012

Basquete do XV joga neste sábado em Jacareí

A partida é válida pela segunda rodada da Copa Brasil Sudeste

A equipe de basquetebol do XV/Raízen/Bom Peixe/Unimed/Selam viaja neste sábado, dia 11, para a cidade de Jacareí onde enfrenta a representação da casa em partida válida pela segunda rodada da fase classificatória da Copa Brasil Sudeste 2012.
A partida acontece às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes “Educamais Centro”, antigo Trianon, no município do Vale do Paraíba.
O alvinegro viaja confiante para Jacareí e busca sua primeira vitória na competição nacional que classifica três equipes para disputar a Super Copa Brasil, no mês de maio.
Para o técnico Baiano, apesar da derrota contra o Palmeiras, na abertura do campeonato, o elenco quinzista mostrou entrosamento e conseguiu fazer uma boa apresentação nos três últimos quartos da partida. “Agora é preciso treinar forte para encarar o Jacareí neste sábado e conquistar um resultado positivo fora de casa.” – disse.
Na avaliação do pivô e assistente técnico Telmo, a derrota sempre é ruim, principalmente na estreia de um campeonato, mas o elenco quinzista é forte e vai continuar lutando para manter a confiança e buscar os resultados nesta importante competição nacional. “Vamos esquecer o Palmeiras e pensar no desafio contra Jacareí.”
De acordo com Telmo, o Jacareí é uma equipe de qualidade e que mantém a mesma base da temporada passada, isso permite que o XV possa preparar a equipe da melhor maneira e fazer uma boa apresentação fora de casa. “O alvinegro precisa manter a força de sua defesa, essa é nossa grande característica.” – finaliza.
A estreia da equipe piracicabana diante de sua torcida acontece no dia 23, às 20h, contra Mogi das Cruzes, no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas”, em Piracicaba.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Basquete do XV perde pela Copa Brasil Sudeste

Alvinegro foi superado pelo Palmeiras na noite desta quinta, na capital

A equipe de basquetebol masculino do XV/Raízen/Bom Peixe/Unimed/Selam perdeu a partida contra a Sociedade Esportiva Palmeiras pelo placar de 106x96 (62x47 no primeiro tempo) em sua estreia pela Copa Brasil Sudeste, o campeonato nacional organizado pela Confederação Brasileira de Basketball, a CBB. A partida foi realizada na noite de quinta-feira, dia 09, na capital paulista.
Os cestinhas do alvinegro foram o lateral Caio com 28 pontos e o ala Alfredo, que fez uma excelente estreia com a camisa quinzista e marcou 24 pontos na rodada de abertura da competição nacional.
Na história da partida, a Sociedade Esportiva Palmeiras começou melhor e abriu boa diferença logo no primeiro quarto. O basquetebol do XV reagiu a partir do segundo quarto e continuou fazendo boa apresentação até o final do primeiro tempo.
O elenco quinzista voltou ainda melhor na segunda etapa, mas o verdão aproveitou a pressão de sua torcida e conseguiu administrar a vantagem até o encerramento da partida.
Para o técnico Baiano, agora é preciso treinar forte para encarar o Jacareí, próximo adversário do XV pela Copa Brasil Sudeste e buscar a primeira vitória fora de casa.” – disse.
O alvinegro volta à quadra neste sábado, dia 11, enfrentando o Jacareí Basketball, às 20h, na casa do adversário.
A estreia da equipe piracicabana diante de sua torcida acontece no dia 23, às 20h, contra Mogi das Cruzes, no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas”, em Piracicaba.
Tabela com jogos do Basquetebol do XV na Fase Classificatória:
Turno:
Dia 09/02 – 20h – Palmeiras (106) x (96) XV de Piracicaba
Dia 11/02 – 20h – Jacareí x XV de Piracicaba – Local: Jacareí
Dia 23/02 – 20h – XV de Piracicaba x Mogi das Cruzes – Local: Piracicaba
Returno:
Dia 03/03 – 20h - XV de Piracicaba x Palmeiras – Local: Piracicaba
Dia 10/03 – 20h – XV de Piracicaba x Jacareí – Local: Piracicaba
Dia 17/03 – 20h – Mogi das Cruzes x XV de Piracicaba – Local: Mogi das Cruzes
A equipe do XV/Raízen/Bom Peixe/Unimed/Selam:
- Caio Roberto Ranches de Souza, o Caio (lateral) – Camisa 6 – 1,91 – 102,7 kg
- Telmo Santos Oliveira, o Telmo (pivô) – Camisa 11 – 1,98 – 110 kg
- Luciano de Abreu Machado, o Luciano BF (pivô) – Camisa 31 – 1S,97 – 105 kg
- Rafael Milhossi da Silva, o Taquá (armador) – Camisa 17 – 1,88 – 88,3 kg
- Fransérgio Gilberto Marques, o Fransérgio (lateral) – Camisa 20 – 1,87 – 95 kg
- Diego Adalton Mina de Oliveira, o Dieguinho (armador) – Camisa 21 - 1,90 – 69 kg
- Leonardo Lima de Oliveira (ala/armador), o Leo – Camisa 42 – 1,86 – 92 kg
- Douglas Gorauskas, Gorauskas (pivô) – Camisa 15 – 2,03 – 118,6 kg
- Márcio Taveira Borges, Turcão (pivô) - 2,08 - 113kg
- Alfredo Luiz Perandini, Alfredo (ala) - 1,91 - 90 kg
- Richard Augusto de Souza Pinto, Richard (armador) - 1,84 - 84 kg
A Comissão técnica:
- Técnico Carlos Alberto Felipe Soares, o Baiano
- Assistente técnico Telmo Santos Oliveira
- Preparador físico professor Leonardo S. F. de Camargo
- Mordomo Leandro Teodoro dos Santos.

Basquetebol do XV estreia contra o Palmeiras na Copa Brasil Sudeste

Alvinegro entra em quadra nesta quinta, dia 09, jogando em São Paulo

A equipe masculina de basquetebol do XV/Raízen/Bom Peixe/Unimed/Selam enfrenta a Sociedade Esportiva Palmeiras nesta quinta-feira, dia 09, a partir das 20h, na capital paulista, em seu primeiro compromisso válido pela Copa Brasil Sudeste, o campeonato nacional organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
A Copa Brasil Sudeste acontece no período de 09 de fevereiro a 21 de abril e será realizada com a participação de quatro clubes do Estado de São Paulo, sendo eles: Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, Jacareí Basketball, Sociedade Esportiva Palmeiras e Mogi das Cruzes Basketball/Sanifill.
Na primeira fase da Copa Brasil Sudeste, todos os times se enfrentam em única chave com turno e returno. As equipes classificadas de 1º a 4º lugares, disputarão a semifinal, na forma 1º x 4º e 2º x 3º em melhor de três partidas.
Os três primeiros colocados da Copa Brasil Sudeste garantem vaga para a Super Copa Brasil, marcada para o período de 07 a 12 de maio, provavelmente na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a tabela divulgada nesta quarta-feira, dia 08, pela Confederação Brasileira de Basketball, a CBB, o basquetebol do XV de Piracicaba volta à quadra neste sábado, dia 11, enfrentando o Jacareí Basketball, às 20h, na casa do adversário.
A estreia da equipe piracicabana diante de sua torcida acontece no dia 23, às 20h, contra Mogi das Cruzes, no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas”, em Piracicaba.
Pelo returno, o alvinegro realiza duas partidas consecutivas diante de sua torcida, enfrentando a Sociedade Esportiva Palmeiras, dia 03 e o Jacareí, dia 10 de março, sempre a partir das 20h, no Ginásio Municipal “Waldemar Blatkauskas”, em Piracicaba.
O último compromisso da equipe quinzista pela fase classificatória está marcado para o dia 17 de março, às 20h, em Mogi das Cruzes, contra a equipe da casa.
O Diretor de Esportes da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, Marcello Sanches, acredita no bom desempenho do alvinegro na Copa Brasil Sudeste e disse que a equipe tem todas as condições para disputar o título da competição.
Para o técnico Baiano, a expectativa é fazer boas apresentações nesta primeira fase do campeonato nacional, principalmente porque o elenco treinou forte e está preparado para os compromissos da temporada 2012. “O XV vai entrar em quadra em condições de lutar pelo título” – ressaltou.
O assistente técnico da equipe piracicabana, o pivô Telmo, disse que é preciso entrar com concentração total já na primeira rodada da competição e não dar bobeira diante de nenhum adversário, que assim como o XV, também tem todos os méritos para disputar a competição. “A Copa Brasil Sudeste exige concentração do primeiro ao último jogo.” – enfatiza Telmo.
Na opinião do lateral Fransérgio, no confronto de abertura contra o Palmeiras, o basquetebol do XV de Piracicaba tem a seu favor uma equipe unida e que está junta há várias temporadas. “Tivemos apenas três peças de reposição e estamos ainda mais fortes” – disse o lateral.

Basquetebol do XV conhece adversários da Copa Brasil Sudeste

A competição nacional tem início no dia 09 de fevereiro

O Diretor de Esportes Marcello Sanches, da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba viajou na tarde desta quarta-feira, dia 18 de janeiro, para a cidade do Rio de Janeiro e participou de reunião na Confederação Brasileira de Basquetebol, CBB, para definir detalhes para o início da Copa Brasil Sudeste.
A Copa Brasil Sudeste começa no dia 09 de fevereiro e segue movimentando várias das principais equipes do país até o dia 24 de abril de 2012.
O elenco alvinegro disputa o título da competição nacional ao lado de outros três representantes do Estado de São Paulo: Sociedade Esportiva Palmeiras, Mogi das Cruzes Basketball e Jacareí Basketball, além de Fluminense (RJ) e Vitória Basquete (ES). O Estado de Minas Gerais não terá representantes na competição.
Na primeira fase da Copa Brasil Sudeste, todos os times se enfrentam em turno e returno e as quatro melhores disputam o quadrangular final em playoff melhor de três partidas. Os três primeiros colocados garantem vaga para a Super Copa Brasil, marcada para o mês de maio, provavelmente na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Para o Diretor de Esportes, Marcello Sanches, a recepção do presidente da Confederação foi excelente, principalmente com o retorno do XV de Piracicaba ao cenário brasileiro da modalidade. “O elenco do basquetebol do XV de Piracicaba apresenta todas as condições para disputar o título da Copa Brasil Sudeste.” – disse Marcello.
A tabela completa da Copa Brasil Sudeste será divulgada pela Confederação Brasileira de Basquetebol no dia 25 de janeiro.

Basquetebol do XV realiza Seletivas em Piracicaba

Alvinegro faz testes para as categorias Cadete e Juvenil

A Associação de Basquetebol XV de Piracicaba realiza duas seletivas neste mês de janeiro para reforçar suas categorias de base para as competições da temporada 2012.
A primeira delas acontece na segunda-feira, dia 16 de janeiro, no período das 13h às 17h, no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas”, em Piracicaba.
A seletiva é destinada aos meninos nascidos no ano de 1995 e que integrarão a equipe Cadete (Sub-17). O treino será coordenado pelo professor Marcos Silva, do Clube de Campo de Piracicaba.
No dia 23 de janeiro, também no período das 13h às 17h, no Ginásio Municipal de Esportes, em Piracicaba, acontece seletiva para os atletas nascidos nos anos de 1993 e 1994 e que disputarão as competições oficiais da categoria Juvenil (Sub-18 e Sub-19). O teste conta com os trabalhos do técnico Carlos Alberto Felipe Soares, o Baiano, que atualmente dirige a equipe adulta do alvinegro piracicabano.
Para participar das seletivas do Basquetebol do XV de Piracicaba é necessário apresentação do R.G. para comprovação da idade do atleta. O Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas” está localizado a Rua Treze de Maio, 2100, no bairro Alto, telefone: (19) 3432.1442.

Basquetebol do XV define elenco para Copa Brasil

Equipe piracicabana disputa competição com grandes forças do basquetebol brasileiro

A Diretoria da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba divulgou na tarde de hoje, dia 21 de dezembro, a última contratação para disputar a Copa Brasil-Sudeste, prevista para movimentar as grandes forças do basquetebol nacional no mês de janeiro.
O novo reforço do alvinegro é o pivô Márcio Taveira Borges (Turcão) de 33 anos, contratado junto a equipe de Americana. O atleta tem 16 anos de carreira e registrou brilhante atuação em sua passagem pela representação de Franca na temporada 2010.
O pivô começa a treinar com o elenco quinzista no dia 03 de janeiro, quando a equipe piracicabana retoma a preparação para encarar os desafios da Copa Brasil-Sudeste.
“A expectativa de atuar pela equipe do XV de Piracicaba é a melhor possível, porque já faz tempo que acompanho a evolução deste elenco, que ganhou quase tudo que disputou na temporada 2011. Espero ajudar o grupo a conquistar novos títulos para a cidade de Piracicaba.” – disse Turcão.
Além do pivô Turcão, a Diretoria do Basquetebol do XV de Piracicaba divulgou a contratação de Alfredo (lateral) e Richard (armador).
A Diretoria do Basquetebol do XV de Piracicaba renovou o contrato com a maioria dos atletas que disputaram a temporada 2011 pelo alvinegro. Os únicos jogadores que não seguem com a equipe para os desafios de 2012 são o lateral Feliz, o armador Mauro Savani e o pivô Marcão.

Basquetebol do XV inicia preparação para Copa Brasil

Equipe piracicabana disputa competição com grandes forças do basquetebol brasileiro

A equipe masculina de basquetebol do XV/Raízen/Bom Peixe/Unimed/Selam retoma sua rotina de treinamentos na próxima segunda-feira, dia 12, visando a preparação para a Copa Brasil-Sudeste, prevista para movimentar as grandes forças do basquetebol nacional a partir do dia 15 de janeiro.
O alvinegro conquistou a vaga para a competição nacional após sagrar-se campeão da Série Prata do Campeonato Paulista Divisão Especial Série A1.
A Diretoria do Basquetebol do XV de Piracicaba renovou o contrato com a maioria dos atletas que disputaram a temporada 2011 pelo alvinegro. Os únicos jogadores que não seguem com a equipe para os desafios de 2012 são o lateral Feliz e o armador Mauro Savani.
A novidade do elenco quinzista é o armador Richard, contratado do Clube Regatas de Campinas. O atleta é conhecido por sua qualidade técnica, marcação forte e agilidade nas jogadas de ataque.
De acordo com cronograma de trabalho do preparador físico Leonardo S. Fernandes de Camargo, a primeira fase do treinamento visando a Copa Brasil será desenvolvida para reforçar o condicionamento físico do elenco, sendo reforçada aos poucos com a parte técnica e tática.
Para o presidente da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, André Gustavo Bandeira, a Diretoria trabalha para dar continuidade a tudo que foi desenvolvido em 2011, buscando montar uma estratégia para garantir a estrutura suficiente para a Copa Brasil e os demais desafios da próxima temporada.
“O foco é garantir a continuidade dos atuais patrocínios e apoiadores, buscando reforçar a capacidade financeira da equipe, principalmente para que possamos fazer uma boa apresentação na Copa Brasil” – disse o presidente.
O presidente André Bandeira também enfatizou os excelentes resultados na temporada 2011, mas disse que é necessário trabalhar duro para buscar novos títulos com humildade e respeito aos adversários.
“O ano de 2011 foi sensacional para a equipe do XV, mas para repetir a façanha de conquistar quatro títulos numa só temporada é preciso contar novamente com o esforço e comprometimento de atletas, diretoria e comissão técnica.”
Para o pivô e assistente técnico Telmo, a renovação da maioria do elenco quinzista será uma das armas da equipe para a temporada 2012, porque os atletas sabem do potencial individual de cada companheiro dentro de quadra.
“Estamos preparados para iniciar uma nova fase de trabalho e buscar fazer o melhor na Copa Brasil.” – disse Telmo.
Na avaliação do lateral Fransérgio, a equipe tem obrigação de dar continuidade ao trabalho realizado no decorrer das competições deste ano e procurar superar seus próprios limites na temporada 2012. “Sabemos da importância da Copa Brasil, que é uma competição nacional, mas dentro de quadra o basquetebol é o mesmo, vence quem jogar melhor.
Para o lateral, os resultados de 2011 servem de inspiração para que o elenco quinzista possa focar seus objetivos em novos títulos e conquistas para a cidade de Piracicaba. “As conquistas deste ano servem como um espelho para que possamos dar continuidade a tudo que está sendo feito pela comissão técnica e diretoria.” – completa Fransérgio.
A Temporada 2011 em números:
- A Associação Desportiva de Basquetebol XV de Piracicaba comemora 10 anos de história.
- Conquista do título inédito do Torneio Novo Milênio com 19 vitórias em 25 partidas disputadas em todas as fases do campeonato.
- Durante o Novo Milênio a equipe manteve 100% de aproveitamento nos confrontos realizados em Piracicaba: 13 vitórias conquistadas.
- Na primeira fase da competição, o alvinegro fez 16 partidas, venceu 12 e classificou-se na primeira colocação entre todas as equipes participantes da competição estadual.
- Campeão invicto dos Jogos Regionais de Barra Bonita.
- Nos confrontos da fase de classificação e playoff do Campeonato Paulista Divisão Especial Série A1, o basquetebol piracicabano venceu 14 partidas dos 24 compromissos na principal competição de basquetebol do Estado de São Paulo.
- Na primeira fase, sem seus domínios, o XV conquistou quatro vitórias e sofreu dois reversos contra as grandes forças da capital, Pinheiros e Paulistano, além de São José dos Campos; finalista da Série Ouro. Como visitante, o alvinegro perdeu seis e venceu apenas uma contra Americana, na casa do adversário.
- Na fase playoff, a equipe passou fácil pela representação de São José do Rio Preto, vencendo os duelos em Piracicaba por 111x64 e 90x77 e conquistou a vaga para a semifinal com mais uma vitória por 72x81, na casa do adversário.
- Na semifinal, o XV bateu a Liga Sorocabana por 84x81, 88x81, perdeu por 86x70 e fechou a série fora de casa com a vitória de 82x92.
- Nas partidas da decisão da Série Prata, o alvinegro piracicabano manteve o bom retrospecto jogando diante de sua torcida e venceu os dois confrontos contra o ACBD Rio Claro por 110x96 e 85x80.
- Na casa do adversário, o XV conquistou o título da Série Prata com placar de 95x102.
- Na Campanha dos 75º Jogos Abertos do Interior de Mogi das Cruzes, o XV levantou seu quarto título da temporada ao vencer na final, a representação de Americana pelo placar de 82x81.
Nas demais partidas da competição, o alvinegro venceu os confrontos contra Suzano (107x74) e São José do Rio Preto (74x72) e perdeu a partida contra Santos por 92x98.

Basquetebol do XV é campeão dos Jogos Abertos do Interior

Esse é o quarto título da equipe piracicabana na temporada 2011

A equipe masculina de basquetebol do XV/Raízen/Bom Peixe/Unimed/Selam fechou a temporada 2011 com medalha de ouro ao conquistar o título do torneio da 1ª Divisão Masculino Livre na vitória diante da representação de Americana pelo placar de 82x81 nos 75º Jogos Abertos do Interior de Mogi das Cruzes.
O basquetebol do XV, representante de Piracicaba na competição, conquistou o quarto título da temporada 2011 em jogo realizado na manhã deste sábado, dia 19, no Ginásio do Clube de Campo de Mogi das Cruzes.
Em sua última participação na 75ª edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, a representação piracicabana colocou em quadra mais uma vez toda sua garra e qualidade técnica para definir o placar apenas em seus instantes finais.
Desde o primeiro quarto, a equipe de Americana manteve a vantagem no marcador que chegou a ser de 14 pontos de diferença.
Aos poucos, o alvinegro piracicabano foi melhorando seu posicionamento em quadra e com dois minutos para o encerramento do último quarto, a equipe de Piracicaba virou o placar e conquistou a medalha de ouro dos Jogos Abertos de 2011 e o quarto título na temporada 2011.
Para o técnico Carlos Alberto Felipe Soares, o Baiano, a equipe do XV de Piracicaba mostrou mais uma vez que tem raça, garra e determinação para alcançar seus objetivos.
“A equipe é forte, tem plenas qualidades técnicas para continuar jogando seu melhor basquetebol e lutar por novas conquistas no ano de 2012. O basquetebol do XV disputou cinco competições e conquistou quatro títulos, o que prova que atualmente o alvinegro destaca-se entre todas as equipes do Estado de São Paulo.” – disse o técnico Baiano.
Para o lateral Fransérgio o time é vitorioso e provou ser capaz de vencer dentro ou fora de seus domínios. “Não é para qualquer um levantar quatro troféus numa só temporada.” – ressalta.
Na opinião do pivô e assistente técnico Telmo, o grupo estava cansado com a série de competições e até um pouco abatido com a derrota diante de Santos, mas novamente soube encontrar forças na adversidade para conquistar mais um título para a cidade de Piracicaba.
“Acredito que foi uma das partidas mais difíceis do ano, mas o grupo voltou a demonstrar seu poder de superação.” – ressalta Telmo.
Para chegar ao título dos 75º Jogos Aberto do Interior de Mogi das Cruzes, o alvinegro venceu os confrontos contra Suzano (107x74), São José do Rio Preto (74x72) e perdeu a partida contra Santos por 92x98.
A Temporada 2011 em números:
- A Associação Desportiva de Basquetebol XV de Piracicaba comemora 10 anos de história.
- Conquista do título inédito do Torneio Novo Milênio com 19 vitórias em 25 partidas disputadas em todas as fases do campeonato.
- Durante o Novo Milênio a equipe manteve 100% de aproveitamento nos confrontos realizados em Piracicaba: 13 vitórias conquistadas.
- Na primeira fase da competição, o alvinegro fez 16 partidas, venceu 12 e classificou-se na primeira colocação entre todas as equipes participantes da competição estadual.
- Campeão invicto dos Jogos Regionais de Barra Bonita.
- Nos confrontos da fase de classificação e playoff do Campeonato Paulista Divisão Especial Série A1, o basquetebol piracicabano venceu 14 partidas dos 24 compromissos na principal competição de basquetebol do Estado de São Paulo.
- Na primeira fase, sem seus domínios, o XV conquistou quatro vitórias e sofreu dois reversos contra as grandes forças da capital, Pinheiros e Paulistano, além de São José dos Campos; finalista da Série Ouro. Como visitante, o alvinegro perdeu seis e venceu apenas uma contra Americana, na casa do adversário.
- Na fase playoff, a equipe passou fácil pela representação de São José do Rio Preto, vencendo os duelos em Piracicaba por 111x64 e 90x77 e conquistou a vaga para a semifinal com mais uma vitória por 72x81, na casa do adversário.
- Na semifinal, o XV bateu a Liga Sorocabana por 84x81, 88x81, perdeu por 86x70 e fechou a série fora de casa com a vitória de 82x92.
- Nas partidas da decisão da Série Prata, o alvinegro piracicabano manteve o bom retrospecto jogando diante de sua torcida e venceu os dois confrontos contra o ACBD Rio Claro por 110x96 e 85x80.
- Na casa do adversário, o XV conquistou o título da Série Prata com placar de 95x102.
- Na Campanha dos 75º Jogos Abertos do Interior de Mogi das Cruzes, o XV levantou seu quarto título da temporada ao vencer na final, a representação de Americana pelo placar de 82x81.
Nas demais partidas da competição, o alvinegro venceu os confrontos contra Suzano (107x74) e São José do Rio Preto (74x72) e perdeu a partida contra Santos por 92x98.

Basquetebol do XV perde de Santos, mas mantém chances de título nos Jogos Abertos do Interior

Se vencer o confronto contra Americana, neste sábado, equipe piracicabana fatura o quarto título da temporada 2011

A equipe de basquetebol do XV/Raízen/Bom Peixe/Unimed/Selam, representante de Piracicaba nos 75º Jogos Abertos do Interior de Mogi das Cruzes, perdeu o confronto contra a representação da cidade de Santos pelo placar de 92x98 em partida válida pela terceira rodada do torneio da 1ª Divisão Masculino Livre.
A partida foi realizada na tarde desta sexta, dia 18, em jogo disputado no Ginásio Municipal de Mogi das Cruzes.
Mesmo com o resultado negativo desta sexta-feira, o município de Piracicaba ainda tem chances reais de sagrar-se campeão da maior competição amadora da América Latina. Para isso, basta o alvinegro vencer Americana, em jogo previsto para acontecer às 10h.
Se vencer, Americana levanta o troféu de maneira invicta, enquanto Piracicaba passaria a ocupara a terceira colocação no torneio, já que Santos leva vantagem no confronto direto com nossa cidade.
Para o técnico de Piracicaba, Carlos Alberto Felipe Soares, o Baiano, o elenco piracicabano fez um excelente primeiro tempo, mas passou a ter dificuldades a partir do terceiro quarto.
“Na primeira etapa da partida fomos bem e chegamos a abrir 15 pontos de vantagem, mas depois o adversário conseguiu reagir, abrindo a diferença de seis pontos no minuto final da partida.” – disse Baiano.
Nas primeiras partidas do alvinegro piracicabano no torneio dos Jogos Abertos de Mogi das Cruzes, duas vitórias contra Suzano (107x74) e São José do Rio Preto (74x72).

Barjas Negri parabeniza os campeões do basquetebol do XV de Piracicaba

Solenidade aconteceu na tarde desta quinta, dia 10, na prefeitura municipal

O prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri e o secretário municipal de esportes, lazer e atividades motoras, Pedro Antonio de Mello, receberam a comissão técnica, diretoria e atletas da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba para solenidade em homenagem a conquista do título de campeão da Série Prata do Campeonato Paulista Divisão Especial Série A1.
A equipe piracicabana sagrou-se campeã da Série Prata ao derrotar a representação do ACBD/Rio Claro pelo placar de 95x102 em partida realizada na noite de quarta-feira, dia 09, na casa do adversário.
De acordo com o secretário de esportes, Pedro Mello, a equipe foi guerreira em sua conquista do terceiro título da temporada. “Esse é um ano fantástico para o esporte piracicabano e certamente a equipe de basquetebol colaborou em muito para o sucesso das vitórias de nosso município”. – disse o secretário.
O prefeito municipal Barjas Negri aproveitou a oportunidade para agradecer ao trabalho do técnico Baiano e de seu assistente, o pivô Telmo, que segundo o prefeito, foram figuras importantes para as conquistas deste ano.
“A equipe é jovem e ainda tem muitos desafios pela frente, sendo referência para as novas gerações de atletas de nossa cidade. De nossa parte, o basquetebol do XV pode ter certeza de que faremos o possível para continuar contribuindo para o desenvolvimento desta modalidade na cidade.“ – completa Barjas Negri.
Para o presidente da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, é uma grande satisfação estar à frente da entidade, num ano maravilhoso de tantas conquistas. “A meta é continuar o trabalho e, se possível, lutarmos pela conquista dos Jogos Abertos de Mogi das Cruzes.” – disse o presidente.

Basquetebol do XV é campeão paulista

Alvinegro piracicabano conquista Série Prata e o terceiro título da temporada

A equipe masculina de basquetebol do XV/Raízen/Bom Peixe/Unimed/Selam conquistou o título da Série Prata do Campeonato Paulista Divisão Especial Série A1 ao derrotar a representação do ACBD/Rio Claro pelo placar de 95x102 (51x44 no primeiro tempo) em partida realizada na noite da quarta-feira, dia 09, no Ginásio Municipal de Esportes “Felipe Karan”, em Rio Claro.
Com a vitória desta quarta-feira, o alvinegro fez 3x0 na série melhor de cinco do playoff da competição estadual e conquistou o terceiro título da temporada e a vaga para a Copa Brasil Sudeste, prevista para acontecer no mês de janeiro de 2012.
O alvinegro entrou em quadra determinado a levantar o troféu de campeão e mesmo jogando na casa do adversário, não tomou conhecimento das dificuldades e fez mais uma bela apresentação diante de sua torcida, que viajou até Rio Claro para incentivar o elenco piracicabano.
O cestinha do jogo foi o armador Taquá com 29 pontos, seguido de Caio (lateral) com 24 e Gorauskas (pivô) com 15 pontos convertidos para o XV de Piracicaba.
Na festa da comemoração ainda em quadra, o técnico Baiano destacou a determinação da equipe, que mesmo após cinco derrotas seguidas no início do campeonato ainda teve forças para reencontrar seu melhor basquetebol e levantar o troféu de campeão paulista.
O armador Taquá disse que a equipe estava preparada para um jogo difícil, mas o elenco conseguiu manter a tranqüilidade para lutar até o final.
O ala/armador Leonardo aproveitou para parabenizar o trabalho da comissão técnica, equipe e diretoria da Associação. “O título é fruto de um trabalho sério.”
Na opinião do lateral Fransérgio, a conquista da Série Prata serve para coroar a dedicação de uma equipe que soube driblar as dificuldades para alcançar o terceiro título da temporada. “Agora é festejar e depois focar nossas forças para os Jogos Abertos.” – completa.
Na história do terceiro confronto da decisão da Série Prata, o alvinegro não tomou conhecimento da pressão adversária e manteve a vantagem em praticamente todo o decorrer do primeiro quarto. A força da defesa foi novamente o destaque da equipe que fechou o placar em 20x29.
Com o apoio de sua torcida, que pegou estrada e foi até Rio Claro para incentivar o alvinegro, o XV continuou guerreiro em todo decorrer da segunda etapa, mas o Rio Claro aproveitou as cestas de três pontos para virar o placar e conquistar a vitória parcial no primeiro tempo em 51x44.
No terceiro quarto, a história começou a mudar e aos poucos o alvinegro foi tirando a vantagem que permaneceu nas mãos do adversário até os dois minutos finais da terceira etapa.
O armador Taquá fez dois pontos de lance livre e o XV voltou a comandar o marcador: 65x66. Gorauskas e Caio foram os outros pontuadores do alvinegro, mas o Rio Claro converteu mais três pontos e fechou a terceira etapa em 72x71.
No último quarto, o Ginásio Municipal “Felipe Karan” parecia um caldeirão. As duas torcidas se enfrentavam com seus gritos de guerra, enquanto na quadra Caio (lateral) ampliava o placar com bela cesta de três pontos. A representação de Rio Claro empatou, mas Caio novamente fez três pontos para o alvinegro.
A seis minutos do final, Telmo coloca novamente o XV em vantagem, o Rio Claro responde com cesta de três pontos, mas Taquá converte e o alvinegro faz 85x87.
Daí para frente foi só emoção, mas o elenco piracicabano aproveitou todas as suas chances e comandou o placar até o final para alegria da torcida que vibrou com a conquista do terceiro título da temporada 2011.
A Temporada 2011 em números
- A Associação Desportiva de Basquetebol XV de Piracicaba comemora 10 anos de história.
- Conquista do título inédito do Torneio Novo Milênio com 19 vitórias em 25 partidas disputadas em todas as fases do campeonato.
- Durante o Novo Milênio a equipe manteve 100% de aproveitamento nos confrontos realizados em Piracicaba: 13 vitórias conquistadas.
- Na primeira fase da competição, o alvinegro fez 16 partidas, venceu 12 e classificou-se na primeira colocação entre todas as equipes participantes da competição estadual.
- Campeão invicto dos Jogos Regionais de Barra Bonita.
- Nos confrontos da fase de classificação e playoff do Campeonato Paulista Divisão Especial Série A1, o basquetebol piracicabano venceu 14 partidas dos 24 compromissos na principal competição de basquetebol do Estado de São Paulo.
- Na primeira fase, sem seus domínios, o XV conquistou quatro vitórias e sofreu dois reversos contra as grandes forças da capital, Pinheiros e Paulistano, além de São José dos Campos; finalista da Série Ouro. Como visitante, o alvinegro perdeu seis e venceu apenas uma contra Americana, na casa do adversário.
- Na fase playoff, a equipe passou fácil pela representação de São José do Rio Preto, vencendo os duelos em Piracicaba por 111x64 e 90x77 e conquistou a vaga para a semifinal com mais uma vitória por 72x81, na casa do adversário.
- Na semifinal, o XV bateu a Liga Sorocabana por 84x81, 88x81, perdeu por 86x70 e fechou a série fora de casa com a vitória de 82x92.
- Nas partidas da decisão da Série Prata, o alvinegro piracicabano manteve o bom retrospecto jogando diante de sua torcida e venceu os dois confrontos contra o ACBD Rio Claro por 110x96 e 85x80.
- Na casa do adversário, o XV conquistou o título da Série Prata com placar de 95x102.